Powered By Blogger

domingo, 25 de abril de 2010

ENXOTANDO FANTASMAS



ENXOTANDO FANTASMAS



- Deus! Tô apelando...
Hahaha, cabelos brancos, rugas, marcas disso e daquilo e por favor, sem essa de dizer :
“As marcas da idade, significam tudo que você viveu”
Me poupe!
Não as acho bonitas e ponto; sei que existem porque estão ali na minha frente e o espelho não mente.


- Me conta como funciona essa coisa de “apelar” e da relação com o espelho. Como você especificamente resolve a equação?


- Não resolvo, estou tentando entender....
Cara, é tudo muito difícil porque por dentro eu sou jovem demais e então quando dou de cara com o espelho, o susto é inevitável.


- kkkkkkk.... a questão do inevitável é seríssima.


- Muito, informo que não sou contra qualquer plástica, acontece que acho um perigo ficar com cara de borracha e percebi que depois de certa idade não tem bisturi que resolva.
Existem uns creminhos, mas não acredito neles, fato é que toda mulher não gosta de ficar velha.
Aviso: ‘Não é uma questão social’, em todas as classes envelhecer significa desprazer.
Existem pessoas que vem com lero lero dizendo que faz parte da natureza, que envelhecer amadurece que temos que saber envelhecer.
Ora, tudo parece muito lindo e romântico, mas na verdade ficar velho é um desastre.
Contudo adquirimos fórmulas.


- Gostei desta parte, conta sobre as fórmulas...


- A melhor é fingir para você mesma que o visual piorou, mas em compensação a cabeça está tinindo.
E é verdade, parece que ao envelhecer adquirimos certa clareza,( por que não percebi isto antes? )
Contudo se você souber usar os tais neurônios poderá viver satisfatóriamente.
Eu estou querendo dizer que as fórmulas estão relacionadas a saber usar melhor o seu tempo, sua criatividade, manter-se atualizado. Eu por exemplo aprendo tudo rapidamente.
Aprendi também a não ter vergonha de ser eu mesma, faço o que quero e não me preocupo se estou pagando algum mico. Não gostou? O problema é seu....
Também sinto-me privilegiada porque sempre tive muita facilidade de inventar, criar. Sou criativa no meu dia a dia e também sou seletiva portanto só me relaciono se eu achar que vale a pena.
Quando jovem, eu chegava a ser idiota, mas eu não pretendo entrar numa crise de nostalgia, hoje quero usar bem o que me resta, porque é isto mesmo: Depois de certa idade o que te resta é a raspa do tacho e esta tem que ser muito boa.


- Gostei da raspa, dizem que as raspas são o melhor do doce.


- Sim, em relação a doces é tudo verdade. Em relação à idade temos alguns aspectos e é por isto que dei o nome de fórmulas.
A idade tem limitações, ex: a vista não é boa, você perde um tanto de pique, se cansa com mais facilidade, engorda mesmo que não coma, tem excesso de compromisso e em muitos casos adoece mais, isto é, fica vulnerável.
Uma das fórmulas é se manter atento, atenção em todos os casos é fundamental.
Portanto eu não vou ao médico porque estou doente, eu vou ao médico, para não ficar doente e com isto eu ganho tempo e felicidade porque se a velhice já é ruim, imagine ter estes dois prejuízos? Sepultura, na certa.
Outro aspecto da fórmula é estar sempre atualizado porque se a solidão é inevitável, a máquina internética pelo menos te dá meia relação. Meia porque em alguns casos você pode vir a conhecer ‘alguns amigos’, e com os outros você poderá manter uma relação virtual. Quando você ficar esgotada, basta desligar a máquina...clic
(o botão é sensacional).



- Acontece que o que você está dizendo é universal (sem ser igreja..rs). A solidão acomete jovens e velhos, talvez acometa até crianças...


- Sem dúvida alguma. A globalização comeu nossas vidas, nos jogou na arena e nunca sabemos se as feras estão famintas ou não.
A grande vantagem da juventude está relacionada ao tempo.
Quer ver? Eu estive a pouco na Europa e tenho certa urgência de voltar lá, por quê? Somente porque estou numa situação em que não posso dizer: Um dia eu volto lá! Ora, um dia pode significar muito tempo. Se eu for esperar o tal tempo, volto aos oitenta.....hahaha.
Me diz, sei lá como estarei aos oitenta? De repente ainda estou bem, mas isto é ser otimista demais porque se hoje eu me canso mais, se enxergo menos, se dói aqui e ali, se a minha densitometria óssea diz que eu tenho osteopenia , lá pelos oitenta ela já deve ser uma osteoporose, você me entende? Pois é, ter uma certa idade está intimamente ligado à urgências.


- Entendi tudo, e acho muito legal o fato de você se preocupar em usar bem seu presente. Acho incrível você manter este humor, mas penso que você relatou questões que estão intrinsecamente ligadas à existência humana.
Enxota os fantasmas mesmo porque só assim temos condições de usar nossa existência de maneira satisfatória.
Isto é quase como comer strudel com amêndoas em calda, com o direito de poder escolher se o comemos num Castelo na Normandia ou se num apê em Copacabana, tudo vai depender da escolha de cada um..



Ivy Gomide



*

2 comentários:

cindy disse...

essa coisa de limite é o pior, mas depois do filme benjamin button(que nem é essas coisas)refleti que de todo modo sempre temos esses limites...
mas confesso que me olhar no espelho tem sido dificil, principalmente naqueles provadores de roupa bem iluminados!

Ivy Gomide disse...

Ah, sei.... confesso que não penso muito nisto, eu só penso nos nº.... Esses assustam!
Então concluo que preciso e devo viver prazeres. Eu só tenho esta vida pq se tiver outra eu não saberei desta ( assim me disseram..) Vivo esta e é esta que devo curtir.
Esta é mais uma forma prazeirosa de afugentar fantasmas...xô..xô..